Os storyboards são coleções de blocos que compõem uma imagem para nos contar uma história.
No geral, storyboards são mais comuns na produção de mídias e filmes, no entanto, chegou o momento de Product Managers implementarem esse recurso no dia-a-dia. Criar storyboards faz com que os desenvolvedores de produtos pensem passo a passo sem pular etapas – ou pelo menos o façam com menos frequência.
Por que storyboards?
Os storyboards trazem mais clareza para a visão de produto e para os objetivos.
Na verdade, são as mesmas razões que levam storyboards a serem utilizados na indústria de filmes e no desenvolvimento de produtos.
Os storyboards ajudam Product Designers a testarem diferentes versões de um produto, fluxos e jornadas do cliente até que todo o time chegue a um design final.
O objetivo do produto e as user personas
Para a criação de um storyboard, comece pelo objetivo do produto. Compartilhar com o time o que você pretende alcançar – com o produto – torna todo o processo mais claro.
Você provavelmente já possui uma User Persona, certo? Caso não tenha, por favor, comece lendo sobre o assunto, pois vai te ajudar a criar uma.
🔗 Personas no UX Design: o que são e por que são importantes
Casa persona que você cria é, essencialmente, um personagem na sua estória – e, portanto, você precisará descrever cada uma delas no seu storyboard.
Se você tiver ao menos uma user persona, poderá criar um mapa da jornada do cliente com a ajuda desse recurso (storyboard). Ao criar o mapa, tenha certeza de que seu storyboard irá destacar as interações e touchpoints em cada bloco que compõe as imagens da estória.
Note que é melhor ter múltiplas user personas, pois apenas uma não será o suficiente para seu negócio. Para que seu negócio alcance toda a fatia de mercado que você almeja, é preciso entender o contexto de cada tipo de cliente e, assim, garantir que a oferta esteja na mesma página.
Refine o seu segmento de clientes, crie personas para entendê-los e aprenda sobre o mercado e seus competidores – você pode ler mais sobre 🔗como criar um mapeamento da jornada do cliente.
User Interfaces e User Experience
Prontinho! Agora que você possui tanto as user personas quanto os roadmaps da jornada do cliente, vamos aprofundar mais em UI/UX.
Crie wireframe, mockups e wireframes de alta fidelidade pois são essas entregas que irão te ajudar a captar as melhores informações para a criação do storyboard.
Além disso, você também pode realizar testes A/B para entender as necessidades do seu público – e é a partir do resultado destes testes que você conseguirá chegar no design final do seu produto. Tenha certeza de aplicar as ações de UI/UX mencionadas anteriormente – afinal, não se pode burlar o processo de desenvolvimento do produto.
Com um ou mais storyboards, você tem a excelente oportunidade de demonstrar o valor e a visão de produto para seus clientes. E é a partir da criação desses storyboards que você poderá garantir que cumpriu todas as etapas desde o início do processo.
Então, finalmente, a questão que fica é:
Como criar um storyboard?
Para começar, aqui estão alguns passos para se ter em mente:
- Crie a sua visão de produto
- Defina objetivos com clareza
- Rascunhe suas ideias
- Construa 🔗user personas – descreva quais são as dores do seu público alvo e faça deles os personagens de sua estória
- Roadmaps para jornada do cliente – descreva quais são as dores do seu público alvo/personagens
- Crie 🔗fluxogramas – fluxos de UI/UX – escreva tudo que deve acontecer ao longo da experiência do usuário para cada personagem. Aqui, não importa quantas boas ideias você tenha, é preciso que elas sejam descritas.
- Construa wireframes e mockups para descrever as interações do usuário/personagem
- Não esqueça de utilizar seus post-its, eles são ótimos para registrar todos os detalhes a respeito das estórias e personagens
- Detalhe e organize as estórias nos post-its de acordo como você imagina cada bloco e imagem, isto servirá para refletir os eventos em uma ordem lógica
- Se você tiver tempo, faça novamente um brainstorm para gerar novas ideias
- E se tiver tempo, revise os passos de 1 a 10 novamente
Aqui está um ótimo exemplo de storyboards aplicados aos processos de UX design para um aplicativo destinado a pessoas que amam vinho:
🔗 O papel dos storyboards no UX Design
E, para encerrar, que tal experimentar essas ferramentas para criar storyboards: Invision, Miro, Storyboard, Milanote.
–
Este post é uma tradução livre do artigo 🔗“Storyboards: What They Are, Why We Use Them, and How to Create Them” escrito por İlayda Yağmur Derviş.