Storyboards: o que são, porque usar e como criá-los

📑 Tópicos

Os storyboards são coleções de blocos que compõem uma imagem para nos contar uma história. 

No geral, storyboards são mais comuns na produção de mídias e filmes, no entanto, chegou o momento de Product Managers implementarem esse recurso no dia-a-dia. Criar storyboards faz com que os desenvolvedores de produtos pensem passo a passo sem pular etapas – ou pelo menos o façam com menos frequência.

Por que storyboards?

Os storyboards trazem mais clareza para a visão de produto e para os objetivos.

Na verdade, são as mesmas razões que levam storyboards a serem utilizados na indústria de filmes e no desenvolvimento de produtos. 

Os storyboards ajudam Product Designers a testarem diferentes versões de um produto, fluxos e jornadas do cliente até que todo o time chegue a um design final. 

O objetivo do produto e as user personas

Para a criação de um storyboard, comece pelo objetivo do produto. Compartilhar com o time o que você pretende alcançar – com o produto – torna todo o processo mais claro. 

Você provavelmente já possui uma User Persona, certo? Caso não tenha, por favor, comece lendo sobre o assunto, pois vai te ajudar a criar uma. 

🔗 Personas no UX Design: o que são e por que são importantes

Casa persona que você cria é, essencialmente, um personagem na sua estória – e, portanto, você precisará descrever cada uma delas no seu storyboard. 

Se você tiver ao menos uma user persona, poderá criar um mapa da jornada do cliente com a ajuda desse recurso (storyboard). Ao criar o mapa, tenha certeza de que seu storyboard irá destacar as interações e touchpoints em cada bloco que compõe as imagens da estória. 

Note que é melhor ter múltiplas user personas, pois apenas uma não será o suficiente para seu negócio. Para que seu negócio alcance toda a fatia de mercado que você almeja, é preciso entender o contexto de cada tipo de cliente e, assim, garantir que a oferta esteja na mesma página. 

Refine o seu segmento de clientes, crie personas para entendê-los e aprenda sobre o mercado e seus competidores – você pode ler mais sobre 🔗como criar um mapeamento da jornada do cliente. 

User Interfaces e User Experience

Prontinho! Agora que você possui tanto as user personas quanto os roadmaps da jornada do cliente, vamos aprofundar mais em UI/UX. 

Crie wireframe, mockups e wireframes de alta fidelidade pois são essas entregas que irão te ajudar a captar as melhores informações para a criação do storyboard. 

Além disso, você também pode realizar testes A/B para entender as necessidades do seu público – e é a partir do resultado destes testes que você conseguirá chegar no design final do seu produto. Tenha certeza de aplicar as ações de UI/UX mencionadas anteriormente – afinal, não se pode burlar o processo de desenvolvimento do produto.

Com um ou mais storyboards, você tem a excelente oportunidade de demonstrar o valor e a visão de produto para seus clientes. E é a partir da criação desses storyboards que você poderá garantir que cumpriu todas as etapas desde o início do processo. 

Então, finalmente, a questão que fica é: 

Como criar um storyboard?

Para começar, aqui estão alguns passos para se ter em mente: 

  1. Crie a sua visão de produto
  2. Defina objetivos com clareza
  3. Rascunhe suas ideias 
  4. Construa 🔗user personas – descreva quais são as dores do seu público alvo e faça deles os personagens de sua estória  
  5. Roadmaps para jornada do cliente – descreva quais são as dores do seu público alvo/personagens
  6. Crie 🔗fluxogramas – fluxos de UI/UX – escreva tudo que deve acontecer ao longo da experiência do usuário para cada personagem. Aqui, não importa quantas boas ideias você tenha, é preciso que elas sejam descritas. 
  7. Construa wireframes e mockups para descrever as interações do usuário/personagem
  8. Não esqueça de utilizar seus post-its, eles são ótimos para registrar todos os detalhes a respeito das estórias e personagens
  9. Detalhe e organize as estórias nos post-its de acordo como você imagina cada bloco e imagem, isto servirá para refletir os eventos em uma ordem lógica
  10. Se você tiver tempo, faça novamente um brainstorm para gerar novas ideias
  11. E se tiver tempo, revise os passos de 1 a 10 novamente

Aqui está um ótimo exemplo de storyboards aplicados aos processos de UX design para um aplicativo destinado a pessoas que amam vinho: 

🔗 O papel dos storyboards no UX Design 

E, para encerrar, que tal experimentar essas ferramentas para criar storyboards: Invision, Miro, Storyboard, Milanote. 

Este post é uma tradução livre do artigo 🔗“Storyboards: What They Are, Why We Use Them, and How to Create Them” escrito por İlayda Yağmur Derviş.  

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