8 dicas para criar uma visão de produto interessante

📑 Tópicos

A criação e gestão de produtos de sucesso requer dedicação de tempo e energia. Para que haja uma motivação real, você precisa estar convencido(a) de que está fazendo o que é certo e, além disso, ter uma visão clara de qual caminho deve seguir com esse produto. 

Neste post, vamos compartilhar 8 dicas para criar uma visão de produto efetiva que inspire o time de desenvolvimento e demais stakeholders. 

1. Descreva a motivação por trás do produto

Ter um insight para um novo produto é ótimo. Mas apenas isso não é o suficiente. O que você precisa é ter uma visão que direcione todo o time que está comprometido em tornar esse produto um sucesso: product management, desenvolvimento, marketing, vendas e suporte ao cliente. 

visão de produto é o grande objetivo que você quer e precisa alcançar, a razão pela qual criar o produto. 

Ela oferece um propósito resistente a este mundo de mudanças que vivemos, age como o norte do produto, oferece motivação quando surgirem situações difíceis e facilita a colaboração. 

Para escolher uma visão efetiva, reflita sobre o que te faz querer trabalhar neste produto, por que você se importa tanto com isto, qual é a mudança positiva que esperada e como isso vai moldar o futuro. 

Uma das minhas declarações de visão favoritas vem da Toys R Us. A visão da empresa é “colocar alegria no coração das crianças e um sorriso no rosto dos pais”. Esta declaração captura precisamente a intenção por trás dos produtos e serviços da Toys R Us e descreve a mudança que seus clientes podem experienciar. 

Se você, por acaso, escolher a visão da empresa para seu produto, tudo bem, também. Caso contrário, certifique-se apenas de que ambas as visões não sejam conflitantes e, sim, alinhadas. 

2. Enxergue além do produto

Tenha clareza da diferença entre visão do produto e o produto em si – e não confunda esses dois conceitos. Visão do produto é a motivação para o desenvolvimento do produto. O produto em si é uma maneira de atingir um objetivo maior. 

Imagine que eu queira criar um jogo de computador que permita crianças escolherem um personagem, selecionar algumas músicas e mundos, coreografe suas próprias danças e jogue com amigos(as). Até que é uma ideia legal, mas não é uma visão de produto.

Uma visão de produto efetiva vai além do produto e consegue capturar a mudança que o produto motiva. Uma visão para este jogo poderia ser “Ajudar crianças a curtir e dançar músicas”.   

3. Destinguir entre visão e estratégia do produto

A sua visão de produto não deve ser um planejamento que explique como atingir o objetivo. Na verdade, você deve manter a visão de produto e a estratégia do produto – o caminho até o objetivo – separadas. 

Isso, inclusive, permite que você consiga mudar a estratégia do produto mantendo o foco na visão (No Lean Startup, isso chama-se pivotar).

Ao mesmo tempo, essa visão deve funcionar como um pré-requisito para estabelecer a estratégia correta. Se você não tem um objetivo para focar, então não conseguirá estabelecer o melhor caminho até atingí-lo. 

E isto é muito bem ilustrado pela conversa entre o gato Cheshire e a Alice em Alice no País das Maravilhas. Ao perguntar sobre qual caminho seguir, o gato responde para a Alice: “Isso depende muito de onde você quer chegar.” e então ela responde: “Bem, eu não ligo muito…”, e o gato replica: “Então não importa por qual caminho você deve seguir”. 

Uma ferramenta que pode ajudar na descrição tanto da visão de produto quanto da estratégia é o Product Vision Board. Na parte superior vai a visão, e na inferior a estratégia para se alcançá-la. Você pode fazer o download do template neste link 👉 https://www.romanpichler.com/tools/product-vision-board/ 

4. Estabeleça uma visão compartilhada

Ok, digamos que você chegou à conclusão de uma visão de produto incrível. Mas de nada adianta se as pessoas envolvidas em tornar este produto um sucesso não compartilharem do mesmo sentido – se elas não comprarem a ideia. 

Para estabelecer a visão como o norte do produto, criar alinhamento e facilitar a colaboração, a visão de produto precisa ser compartilhada – ou seja, todo mundo deve ter a mesma visão. Sem uma visão compartilhada, as pessoas irão seguir seus próprios objetivos tornando muito mais árduo o caminho até o sucesso. 

Uma ótima maneira de criar uma visão de produto compartilha é facilitar um workshop para a criação – colaborativa – dela. Ao invés de criar uma visão de produto e apresentar ao time, crie-a juntos. Use a ideia inicial como um input e questione aos participantes a motivação deles(as) para trabalhar com este produto. Depois, compare as diferentes perspectivas, busque por um ponto em comum e combine os objetivos em um único que seja agradável para todos(as).

Você pode utilizar uma abordagem semelhante para um produto existente: convide as pessoas certas, peça para que escrevam sua visão e compare-as. Se as visões forem as mesmas ou muito semelhantes, ótimo. Se não, então você tem trabalho a fazer. 💪

5. Escolha uma visão inspiradora

Steve Jobs já disse uma vez que “se você está trabalhando em algo empolgante com o qual realmente se importa, não precisa de pressão. A visão te atrai”. A visão precisa motivar as pessoas, conectá-las ao produto e inspirá-las. 

Acho que uma visão focada em criar benefício para os outros fornece uma motivação mais profunda e uma inspiração duradoura. Ela me guia quando estou em dúvida muito mais do que uma visão centrada no dinheiro ou em mim mesmo. 

Não há nada de errado em ganhar dinheiro, é claro, e todo produto precisa de um modelo de negócio viável. Mas acho que as pessoas conseguem ir além pois acreditam que estão fazendo algo significativo e benéfico.

Voltando ao exemplo do jogo de computador usado anteriormente, uma visão alternativa para o jogo poderia ser “Diversificar e crescer o negócio” – só que essa visão não é inspiradora e motivadora o suficiente. Não me levantaria em momentos de dúvida. 

Em vez de declarar as metas de negócios na visão, gosto de concentrá-las na estratégia do produto (usando a seção de metas de negócios do Quadro de Visão do Produto).

Se você não tiver certeza, recomendo que inclua a mudança benéfica que o produto deve criar para outras pessoas e para o seu negócio, sem tentar quantificar ou detalhar esses benefícios. Caso contrário, sua visão pode não ser mais capaz de guiá-lo quando você pivotar.

6. Pense grande

Torne sua visão de produto ampla e ambiciosa para que ela envolva as pessoas e facilite uma mudança na estratégia. 

A visão do exemplo do jogo de computador “Ajudar as crianças a gostar de música e dança” é uma visão ampla e ambiciosa, por exemplo. 

Não se refere à ideia real do produto ou a um grupo-alvo específico e não se contenta em criar uma experiência de jogo divertida. Ela almeja  mais.

Se a ideia de desenvolver um jogo de computador para crianças for mal concebida, ainda existem alternativas para tornar a visão realidade. 

Eu poderia, por exemplo, decidir abrir uma escola de dança ou criar um curso virtual de dança (Dado que sou um dançarino excepcionalmente ruim, duvido seriamente que seria bom em qualquer um deles. Mas pelo menos tenho algumas opções.).

7. Prefira sua visão pequena e agradável

Como sua visão é o motivo principal para criar o produto, ela deve ser fácil de comunicar e entender. Outros artefatos, incluindo a estratégia de produto, o modelo de negócios, o backlog e um plano de marketing, fornecem os detalhes necessários. 

Sua visão deve ser curta e doce, deve ser fácil de memorizar e recitar. Eu gosto de utilizar um slogan simples para capturar a visão. Pode levar várias iterações para chegar a essa visão, mas acho que vale a pena o esforço. Como disse Leonardo da Vinci: “A simplicidade é a sofisticação máxima”.

8. Use a visão do produto para guiar suas decisões

Use a visão para guiar as decisões relacionadas ao produto e manter o foco no motivo de criá-lo. Embora a visão por si só certamente não seja suficiente, é um primeiro filtro para novas ideias e solicitações de mudança: qualquer coisa que o ajude a se aproximar de sua visão – seja um novo recurso, uma mudança de direção ou uma nova tecnologia – é útil e deve ser considerado; qualquer coisa que não o faça, não é benéfica e provavelmente deve ser descartada.

Este post é uma tradução livre do artigo 🔗“8 tips for creating a compelling product vision” escrito por Roman Pichler.  

Que tal compartilhar este post?

Acesso rápido
Posts relacionados
plugins premium WordPress