A importância do design da experiência do usuário

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Design da experiência do usuário é uma buzzword muito utilizada no mundo dos negócios atualmente – mas o que ela realmente significa? E qual benefício traz para seu produto?

O que é o design da experiência do usuário ?

A experiência do usuário (UX) diz respeito a como uma pessoa se sente ao interagir com um sistema. Isso inclui um website, um aparelho móvel, um software de desktop e, basicamente, qualquer forma de interação humano/dispositivo.

Por que a UX é algo importante? 

A experiência é importante porque é através dela que tentamos atender as necessidades dos usuários. O objetivo é proporcionar experiências positivas que mantenham o usuário fiel ao produto ou marca. 

Além disso, uma experiência de usuário significativa permite que você construa jornadas do cliente para seus produtos que acabam sendo mais propícias ao sucesso.

O que torna uma experiência boa?

A experiência do usuário é, por si só, diferente para cada pessoa. A coisa mais importante para se ter em mente aqui é que, ao longo da criação de um produto, por mais que você tenha projetado este produto, não significa, necessariamente, que você seja um alvo em potencial para utilizá-lo. 

Portanto, não podemos assumir o que um usuário deseja ou de que modo ele precisa. 

Então, como definir uma boa experiência do usuário?

Aproxime-se de seu público-alvo, fale com essas pessoas, observe-as utilizando seu produto, entre na cabeça delas e reflita sobre as decisões que elas tomam. Você pode acabar aprendendo bastante com seus usuários e clientes, portanto, preste bastante atenção! 

Escute, observe e reflita. 

O processo do UX design

Quando uma pessoa (cliente) vai até o/a designer com um problema, a maioria desses/as designers partem direto para a solução. 

Resolver problemas através do UX, na verdade, parece mais como a imagem abaixo: 

Uma experiência do cliente inteligente começa pela identificação do problema e orientando todas as ideias para a resolver esse problema. Antes de começarmos a resolver problemas, vamos responder algumas questões: 

Métodos do processo de UX design

Aqui vão alguns passos para iniciar um projeto de experiência do usuário. 

User personas

O primeiro passo é conhecer seu público. Isso permite que você crie experiências  que se conectem à voz e às emoções de seus usuários. 

Para começar, você deve criar uma persona, que é a representação de um segmento de público específico para um produto/serviço que você está criando. 

A persona permite que você crie um exemplo do tipo de pessoa que pode se interessar e utilizar seu produto ou serviço.

Entrevistas com usuários

Entreviste usuários existentes que são potenciais utilizadores do produto/serviço para obter informações sobre qual seria o design mais eficaz. 

Como a experiência do usuário é subjetiva, a melhor maneira de obter informações diretamente é estudando e interagindo com esses usuários.

Job Stories 

As job stories seriam uma descrição curta e simples de um recurso do produto contada da perspectiva da pessoa que deseja esse recurso.

Mapa de funcionalidades

Uma vez que você já estudou as job stories, inicie a construção de um mapa de funcionalidades para as páginas que você quer criar. Um mapa de funcionalidades é uma hierarquia clara e organizada de todas as páginas e subpáginas do seu produto. 

Criar um mapa de funcionalidades facilita o processo de imaginar como um usuário pode ir do ponto A para o ponto B em relação ao produto.

É uma ferramenta eficaz para adicionar eficiência ao processo de construção do produto.

Wireframes

O visual de cada página importa tanto quanto a estrutura do site, por isso, invista tempo na criação de wireframes – guias visuais que representam a estrutura esquelética e fornecem uma prévia da aparência do seu produto. 

Com um wireframe no lugar, você pode eliminar problemas de usabilidade antes que a solução seja desenvolvida. Isso pode economizar tempo de desenvolvimento para ajustes necessários no futuro.

Prototipação

Um protótipo é uma maquete (mockup) do seu produto final, que é usada para testes do usuário antes do lançamento do produto. 

Seu objetivo é reduzir o nível de desperdício de tempo e dinheiro que muitas vezes pode ocorrer quando o teste adequado não foi realizado em um produto antes do lançamento.

Testes de usabilidade

O teste de usabilidade é uma maneira de testar a facilidade de usar um produto, testando-o com usuários reais para identificar quaisquer obstáculos ou atritos que possam enfrentar ao interagir com ele.

“Design não é apenas o que parece e se sente.
Design é como funciona.”
– Steve Jobs

Ao fornecer uma ótima experiência de usuário, você não apenas pode aumentar a probabilidade de concluírem as tarefas de conversão em seu produto, mas você também pode acabar mudando vidas.

Pense nisso por um momento. Ao tornar as interações mais simples e intuitivas quanto possível, você estará facilitando a vida de seus usuários finais.

E se o seu produto/serviço for capaz de ajudar os usuários a concluir tarefas ou resolver problemas o mais rápido possível, isso deixará uma impressão duradoura da qual eles falarão com prazer para amigos e familiares. 

Obrigada pela leitura!

Este post é uma tradução livre do artigo 🔗“The Importance of User Experience Design” escrito por Prayag Gangadharan.  

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